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Como as pequenas empresas podem usar a tecnologia para se destacarem no mercado

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Já passou o tempo em que ser uma pequena empresa significava estar em desvantagem ao lidar com tecnologia. Implementar sistemas ou adquirir equipamentos custava caro e demandava recursos (de tempo e gestão) que nem sempre negócios com poucos funcionários podiam empregar. Hoje, o cenário mudou. A evolução das ferramentas disponíveis e a transformação digital, com seus diversos mecanismos, colocam as PMEs em condições de ampliar seus níveis de produtividade, conquistar mais clientes e melhorar resultados.

Incrementar a receita e melhorar a produtividade são duas das prioridades das pequenas e médias empresas, segundo a pesquisa The Next Steps in Digital Transformation, produzida pela IDC InfoBrief com mais de 4 mil negócios ao redor do mundo. E como a tecnologia pode ser uma aliada dessa busca? A resposta está em usar as possibilidades geradas pela transformação digital para estar cada vez mais próximo e ser mais relevante para o seu cliente. Ao mesmo tempo, é providencial investir em soluções de tecnologia que reduzam os custos de operação e aumentem a produtividade, garantindo que o seu negócio esteja em condições de competir com qualquer concorrente no mercado.

Por onde começar?
Há diversos caminhos para implementar soluções em produtividade dentro dos pequenos negócios. E uma das possibilidades é apostar na tecnologia como uma aliada. Hoje, 36% das pequenas empresas utilizam sistemas antigos em seus computadores, com 4 anos ou mais. Isso representa perdas em eficiência, pois ao avaliar sistemas recentes, a velocidade de uploads é 44% maior.

Por isso, soluções em infraestrutura, equipamentos e sistemas operacionais são fatores importantes para otimizar as atividades do negócio. E as pequenas empresas estão atentas a isso. Pesquisa IBOPE Conecta realizada em 2017 identificou que o parque de computadores de micro e pequenas empresas tem, na maior parte dos casos, de dois a três anos. Quase metade (48%) delas planeja a compra de um ou mais computadores em até seis meses, e outras 31% não descartam a possibilidade de adquirir novos PCs para atender demandas específicas.

Compartilhar para ganhar tempo e eficiência
Simplificar e otimizar processos tornam as PMEs mais produtivas e competitivas. Os sistemas devem facilitar a execução do trabalho, e não torná-lo mais burocrático. Entre 2016 e 2017, 55% das PMEs que estão crescendo em seus segmentos priorizaram o uso softwares que permitiam a colaboração, isto é, espaços onde os funcionários pudessem compartilhar documentos e cronogramas.

O mercado se reorganizou a partir de soluções móveis. E as pequenas empresas precisam acompanhar essa movimentação. Pesquisa feita pela Frost & Sullivan, consultoria especializada em inteligência de mercado e negócios, apontou que mais de 50% dos funcionários nos Estados Unidos e na Europa trabalham fora de um escritório tradicional, seja na estrada, no cliente ou em casa. Na América Latina, é esperado um movimento semelhante para os próximos anos.

Hoje, ser ágil e responder à demanda de um cliente ou encontrar uma solução rápida faz a diferença na construção de resultados. Os colaboradores precisam ter acesso fácil e seguro às informações no dispositivo que tiverem à mão, e com segurança de que os dados estão protegidos. Por isso, as ações preventivas para proteger as informações do negócio devem incluir suporte também para dispositivos móveis. Além do serviço de suporte, a garantia de qualidade é um fator imprescindível para as pequenas empresas que querem se manter competitivas.

Com todos esses desafios para a adoção de novas tecnologias e a enorme quantidade de opções disponíveis, a missão da PME de planejar e selecionar as melhores soluções de TI para o seu negócio se tornou uma tarefa muito mais desafiadora. Para isso, nessa hora, é muito importante contar com parceiros que tenham expertise nas diferentes áreas da tecnologia para lhe ajudar com essa tarefa.

E hoje já existem no mercado soluções compatíveis com as necessidades das pequenas empresas. Na Dell Computadores, por exemplo, o objetivo é oferecer tecnologia que realmente atenda às demandas dos negócios, com foco em crescimento e resultados. A empresa disponibiliza um atendimento dedicado Dell para Pequenas Empresas, por telefone no 0800 722 3400 ou no site . Ligue e acesse para conhecer as soluções de tecnologia ideais para seu negócio!

Fonte: G1 Globo | 29/03/2018

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