Associação Profissional dos Contabilistas de Lins

Planejamento é fundamental para sustentação do negócio

maisCotações e Índices

Moedas - 12/12/2018 16:11:34
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 3,847
  • 3,849
  • Paralelo
  • 3,820
  • 4,020
  • Turismo
  • 3,690
  • 4,000
  • Euro
  • 4,376
  • 4,380
  • Iene
  • 0,034
  • 0,034
  • Franco
  • 3,881
  • 3,882
  • Libra
  • 4,870
  • 4,873
  • Ouro
  • 156,000
  •  
Mensal - 06/12/2018
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • 0,21
  • 0,40
  • Ipc/Fipe
  • 0,39
  • 0,48
  • Ipc/Fgv
  • 0,34
  • 0,48
  • Igp-m/Fgv
  • 1,52
  • 0,89
  • Igp-di/Fgv
  • -
  • 0,26
  • Selic
  • 0,47
  • 0,54
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,55
  • 0,55
  • TR
  • -
  • -

maisObrigações Tributárias do Dia

  • 13/Dezembro/2018
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular

O final de mais um ano se aproxima e nunca é tarde para planejar! Momento de parar, refletir, traçar planos e metas para o novo ano, especialmente depois de um longo período de recessão econômica, como essa da qual o país vem tentando sair. Isso vale para a vida pessoal e, mais ainda, para o mundo corporativo. Os empreendedores e executivos devem ficar atentos para esta importante tarefa, que vai ajudar a dar um norte em suas ações e começar 2017 em um ritmo de crescimento e não de ressaca. Inovação, estratégia, criatividades e gestão são alguns dos pilares para um plano tático de sucesso.

O planejamento estratégico é muito importante para embasar metas e objetivos e deve ser constantemente acompanhando para checar se todos os pontos inseridos estão sendo executados e se carecem de ajustes. Rever o plano em período curto com o objetivo de traçar novas rotas, se necessárias, ajudam a tornar o planejamento mais eficiente.

De acordo com Ana Vecchi, diretora da Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, desenhar o planejamento não é tarefa fácil. É preciso repensar o que passou e pensar em tudo o que será inserido visando o futuro de curto, médio e longo prazo. A especialista ressalta ainda que o planejamento deve estar construído a quatro mãos, ou mais, envolvendo a equipe gestora que virá a executar tudo que foi discutido e planejado em consenso, além de saber quantificar os indicadores de desempenho e analisá-los. Fundamental que a equipe entenda metas e meios, afinal, o trabalho será em conjunto.

Algumas dicas na hora de elaborar um planejamento estratégico:

· Pare e observe sua empresa e o mercado em que ela está inserida;

· Avalie o que estava planejado versus o que foi realizado;

· Não busque justificativas para o que não foi realizado, mas sim o real motivo para corrigi-lo no próximo ano, senão você e sua equipe passarão a vida justificando o que não fizeram;

· Avalie os pontos que deverão constar no planejamento levando em consideração um balanço do ano atual. O que deu certo, o que precisa ser melhorado, o que deixou de ser feito e suas consequências;

· Na hora de elaborar o planejamento reúna os profissionais estratégicos e fundamentais para o seu negócio;

· Observe as variáveis que podem afetar o seu negócio, mas reconheça os pontos a serem melhorados e tenha em mente que os pontos positivos podem não ser para sempre se não forem bem trabalhados, afinal, o mercado está acirrado e competitivo;

· Dentro do planejamento defina, claramente, as metas, objetivos, responsáveis, indicadores e prazos para realizar cada ação.

· Busque aprimoramento em todos os processos, no produto comercializado e serviço prestado, para obter a melhor percepção dos clientes. É imprescindível reconhecer os pontos fortes e fracos para crescer;

· Cada liderança deve repassar a cada um que compõe a sua equipe para que tomem conhecimento do que se espera deles para que, juntos, cheguem aos resultados que a empresa busca com o planejamento;

· Implemente e acompanhe tudo o que foi traçado a fim de avaliar se os resultados estão sendo atingidos antes ou dentro do prazo, jamais depois (!), se é preciso fazer mudanças rápidas para não comprometer os planos estabelecidos;

· Tenha sempre um plano B, caso precise mudar a rota em função de algum imprevisto, mudança de legislação, entre tantas outras possibilidades, portanto todo cuidado é importante. Pesquise e acompanhe dados da economia, do mercado e do seu setor para avaliar como está o desempenho, assim, poderá criar alguma ação mais pontual no planejamento;

· Avaliar o mercado concorrente também é uma estratégia que deve fazer parte do planejamento de maneira que sua empresa saia na frente inovando de alguma forma;

· Não deixe seu planejamento na gaveta. Acompanhe de perto as metas estabelecidas. O plano deve estar ao seu alcance, visível para que seja consultado e monitorado continuamente, afinal você precisa estar pronto sempre.

Ana Vecchi ressalta ainda que um Mapa Tático é outra opção que também pode ajudar no futuro do negócio, dependendo do porte da operação. Tecnologias disruptivas ou concorrentes inesperados podem vir e deslocar o seu negócio durante a noite. Como, então, você deve se posicionar neste ambiente tão competitivo e ágil e, ao mesmo tempo, tão facilmente copiável?

Diferente de um complexo plano de negócios que, provavelmente, estará obsoleto em dois anos, um mapa tático de negócios ajudará a fechar a lacuna entre “onde você está e aonde quer chegar”. Este mapa não deixa de ser estratégico, mas é mais focado, assertivo e pontual a curto e médio prazo.

Para criar um mapa tático de negócios eficaz, há que se perguntar primeiro "O que é o meu negócio hoje?". Parece bobagem, mas muitos empresários não sabem responder.

Ter um mapa desses significa permitir que você veja as oportunidades e ameaças que não podem ser ignoradas. Significa poder focar em ajustes rápidos, palpáveis e focar em criar valor na percepção dos clientes. Uma vez entendido como oferecer sempre mais valor do que qualquer marca concorrente, lhe possibilitará desfrutar de uma posição que você pode se pegar refletindo “porque não pensei nisso antes”?

Fonte: www2.uol.com.br/canalexecutivo

Site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
Associação Profissional dos Contabilistas de Lins  |  Rua Floriano Peixoto, n° 1.093 - Centro - Lins, SP | CEP 16.400-101
Fone 14. 3513-0114