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A importância do método Canvas na organização e ampliação do faturamento

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Empreendedor que é empreendedor deve ter conhecimentos específicos sobre seu modelo de negócio e bom olho para saber identificar nichos de mercado de alto potencial, para só assim ter a possibilidade de alcançar o sucesso em seu ramo de atuação.

Além disso, é essencial que líderes saibam comandar vertentes sem se envolver diariamente em questões operacionais, deixando esse trabalho para funcionários especialistas nas legislações dos diversos nichos existentes.

Por isso, visando fugir de armadilhas que impedem o crescimento sustentável da empresa, cada vez mais empresários têm buscado maneiras de melhorar a sua gestão e oferecer serviços que realmente agreguem valor aos clientes, fugindo assim da mera competição por preço. É aí que entra o “Business Model Canvas”.


Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas para promover uma faxina geral no negócio contábil e definir como a empresa vai criar autoridades em suas áreas.

A empresária contábil Renata Lamounier é um bom exemplo de empreendedora que fez uso do Canvas. Ela decidiu enxugar a sua carteira de clientes e focar em segmentos específicos, criando canais de comunicação e estratégias de atendimento para cada perfil de empresa, através da metodologia aplicada pelo Canvas.

Desse modo, ela pôde fornecer um melhor serviço aos seus parceiros comerciais e atrair mais clientes dos setores que escolheu atender. Com isso, segundo Renata, o valor investido não só foi recuperado, como também ampliado em 35%.

“Tínhamos um atendimento igual para todo mundo, mas percebemos que os clientes não são todos iguais. Para alguns, o relacionamento é praticamente todo de forma virtual e em outros fazemos reuniões periódicas e atuamos diretamente na empresa”, explica a contadora.


O empresário contábil Francisco de Paula também acredita que o Canvas foi uma peça fundamental para algumas transformações em sua empresa, como, por exemplo, o corte do envolvimento direto do empresário com o setor operacional da empresa.

“Com isso, foi possível voltar a atenção a outras atividades e atrair os clientes pela qualidade dos serviços e não somente pelo aspecto do valor cobrado”, afirma de Paula.

Para o professor e palestrante Roberto Dias Duarte, especialista na aplicação do Método Canvas em escritórios contábeis por meio do Workshop Contador 2.0, a segmentação é uma das estratégias mais importantes que devem ser colocadas em prática para assegurar o crescimento do negócio.

“A segmentação é um processo inevitável, mesmo que o escritório atenda vários segmentos. A questão não é essa. A percepção do cliente e as unidades internas têm de ser construídas de forma segmentada para reduzir o custo e prestar um atendimento condizente a cada perfil empresarial”, destaca Dias Duarte.

Fonte: administradores.com.br

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