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Sebrae dá dicas para estimular as vendas de final de ano e se preparar para 2016

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O mês de dezembro é a época que possui as maiores taxas de vendas do ano, tendo grande importância para o comércio, a indústria e o setor de serviços. No entanto, para que as empresas tenham lucro, principalmente em um ano de dificuldades econômicas, é preciso estar preparado. Planejar, investir na decoração da loja, no cuidado com o atendimento e na divulgação de produtos são algumas dicas importantes que o empresário deve estar atento.

De acordo com relatório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pode haver retração de 4,1% nas vendas em 2015, em relação ao ano passado. “Para que o empresário não comprometa o seu negócio, considerando o momento de crise financeira e política que o país passa, é preciso preparar-se ainda mais para este final de ano e início do próximo. Este é o momento ideal para o empresário conquistar novos clientes para o próximo ano, além de fidelizar os que já existem”, destaca o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Ele acrescenta que a capacitação e o conhecimento são importantes para que o empresário mantenha seu negócio. “O Sebrae oferece cursos, palestras, consultorias durante todo o ano para os diversos tipos de empreendedores. Quanto mais informação o empresário tiver, menos dificuldade vai encontrar para superar a crise econômica”, disse Walter Aguiar, acrescentando que de janeiro a novembro de 2015, o Sebrae Paraíba atendeu mais de 27,5 mil empresários.

Para o empresário preparar-se ainda mais e garantir o sucesso do seu negócio, o Sebrae elaborou algumas orientações:

- Planejamento: é importante colocar no papel os itens essenciais para o planejamento das vendas do Natal e do Ano Novo, com o objetivo que elas se concretizem e tragam o lucro esperado: o trabalho de divulgação, a oferta de promoções, o fluxo de caixa, as formas de recebimento, as entregas, as embalagens. Tudo isso precisa ser pensado.

- Invista na decoração: no caso do comércio, o empresário deve tornar as vitrines bonitas e chamativas, com iluminação adequada. Não poupe na criatividade.

- Cuide do atendimento: um dos principais pontos para aumentar a produtividade, seja no comércio, serviços ou indústria, é o atendimento. Uma equipe empenhada pode fazer com que o cliente leve mais do que pretendia. Não economize na capacitação desses profissionais.

- Divulgue seus produtos: a exposição da empresa é tarefa que não pode ser deixada de lado. Sem ter que aumentar muito os custos, é possível usar mídias alternativas, redes sociais, e-mail marketing, hot sites e toda forma de comunicação virtual para divulgar o que está à venda.

- Pós-Natal: Após as vendas de Natal é importante mudar o foco, redecorar o ambiente, a vitrine e pensar em produtos ligados ao Reveillon. Além disso, aproveitar o que sobrou do Natal e já trabalhar as promoções.

Fonte: Administradores - 20/12/2015

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